Os 5 erros habituais no controle de estoque de pequenas empresas

Mesmo sabendo que  o controle de estoque é uma atividade essencial, algumas empresas de médio e pequeno porte acabam negligenciando o controle do estoque para se concentrar no aumento de vendas e/ ou produção.

Lamentavelmente, a falta de controle do estoque causa efeitos negativo como falta de mercadorias, demora nas entregas, queixas dos clientes, custos complementares e diversos outros problemas expressivos. Abaixo vamos citar os cinco erros mais comuns no controle de estoque de pequenas empresas.

  1. Operações desatualizadas

Algumas lojas e empresas ainda aplicam técnicas antiquadas para fazer o controle de estoque. Como por exemplo a contagem de estoque feita de planilha de papel. Não que essas técnicas não funcionam, mas é preciso entender que levantam uma grande possibilidade de falhas. O erro na contagem, pode inclusive gerar cálculos financeiros fictícios com relação ao valor em produtos que a empresa possui. Outro efeito negativo é a previsão de compras imprecisa, baseada em um falso estoque que foi não foi contabilizado devidamente.

Atualmente, com a tecnologia, existem métodos práticos e capazes de realizar o controle de estoque. Isto abrange o uso de softwares de gestão integrada, que permitem que o controle de estoque seja feito de maneira automática a partir das notas fiscais de entrada e saída emitidas pela empresa.

  1. Dificuldades com separação

Um dos processos críticos do controle de estoque é a separação de mercadorias, onde automatização pode ser bem trabalhosa e muito cara. Infelizmente, este custo costuma ser inviável para algumas pequenas empresas o que significa que a separação das mercadorias vão ficar por conta de funcionários.

As consequências de uma falta de controle na separação de mercadorias pode acarretar diversos problemas como nas saídas de pedidos, entre eles podemos citar, erros de entregas como quantidade, cor, itens que não haviam sido pedidos, envio de produtos que já tinham sido apontados como obsoletos e até mesmo danificados, esses erros são muito prejudiciais a empresa.

A melhor método de evitar que isto aconteça é por meio da organização física do estoque, mantendo os materiais separados de acordo com critérios específicos. Outro fator essencial é o treinamento contínuo da equipe de estoque para que eles saibam todos os passos fundamentais para diferenciar os pedidos devidamente.

  1. Falta de procedimentos

Conforme algumas empresas ainda estão na fase da planilha de papel, outras ainda não possuem nenhum método de controle definidos. Isto geralmente acontece em micro-empresas e pequenas lojas, citando alguns exemplos. Ainda que esse seja um terrível cenário possui um lado bom.

No momento em que uma empresa não possui métodos definidos fica mais fácil a programação de novo software de gestão, pois não existem práticas improdutivas enraizadas na empresa (alias, não há prática alguma). Então, você pode pular todos os estágios intermediários de organização do controle de estoque.

  1. Estoque em excesso

Esse é um erro bem comum relacionado ao planejamento de estoque que está extremamente ligado ao trabalho do departamento de compras. Um estoque excessivo resulta em custos desnecessários e perda de lucro, pois muitas das vezes, a mercadoria excedente não é vendida a tempo podendo perder a validade e até mesmo ficando obsoleta. Sendo assim, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, ter mercadorias a mais no estoque pode ser muito arriscado para o seu negócio.

  1. Pouco Estoque

A dificuldade gerada pela ausência de produtos no estoque gera muitos transtornos para o cliente e para a empresa. Com isso os prazos de entrega deverão ser aumentado onde o cliente poderá inclusive querer cancelar as compras. É devido a problemas como esses que as grandes e médias empresas estão constantemente em busca do processo just-in-time, que é um método de gestão que determina que os produtos devem ser produzidos, estocados, comprados, enviados, transportados somente na hora e quantidade pedida. Este é o equilíbrio ideal para ter em estoque a quantidade certa para atender seus clientes, sem perda nem falta de produtos.

Como podemos perceber ter um bom controle é de suma importância para uma empresa, sendo ela grande, média ou pequena. Portanto, fique ligado e corrija o mais rápido possível caso esteja cometendo algum dos erros citados acima.

2017-10-05T02:31:02+00:00

Datasite is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache