O Gerenciamento do estoque pode ser o termômetro entre elevar os ganhos da empresa ou levá-la a falência

Muitos gestores de estoque tem medo do inventário, pois enxergam o processo como “um monte de coisas para contar”. É comum que as empresas para conciliar seus estoques no final do ano, começam a contabilizar todos os produtos físicos que têm, garantindo assim a coerência com o que foi registrado durante o ano. Para algumas empresas, isso significa que terá que colocar todos funcionários para trabalharem com a contagem.

Você tem que entender o quanto é fundamental a gestão de inventário, pois ele é um indicador para o dinheiro. Você paga dinheiro por estes produtos e você vai se recuperar (com lucro) quando este forem vendidos.

Porque a gestão de inventário é importante?

O inventário é fundamental para avaliar o quanto sua empresa tem para receber em dinheiro. É por isso que ter uma boa gestão de inventário é crucial para o crescimento. Com o fluxo de caixa, você pode elevar os ganhos da sua empresa ou levar seu negócio a falência.

Uma boa gestão de estoque poupa dinheiro

Uma boa gestão de inventário poderá te ajudar a poupar dinheiro de várias formas:

Ela previne a deterioração de produtos

Se você está vendendo um produto que tem uma data de validade (como alimentos, maquiagem ou medicamentos), você não pode deixar de vender o produto antes do prazo de validade expirar. A gestão de inventário te auxiliar no controle de datas de validade, ajudando assim a evitar a deterioração desnecessária e perda de produtos.

Evita a perda de estoques

Perda de inventário é algo que não significa necessariamente produtos estragados. Com a melhoria do gerenciamento de seu inventário, você pode evitar perdas, como de produtos que já estão fora de época ou por algum motivo não são mais relevantes.

Economia com custos de armazenamento

Produtos da loja são muitas vezes um custo variável, o que significa que flutua dependendo da quantidade de produtos. Seus custos de armazenamentopodem subir quando você armazena muitos produtos no mesmo tempo ou quando você tem estocado produtos com pouca saída. Evitar estes custos vai te ajudar a economizar dinheiro.

Um melhor gerenciamento de inventário melhora significamente o fluxo de caixa

Uma boa gestão de inventário não só ajuda você a economizar dinheiro, ele também permite que você melhore o fluxo de caixa. Lembre-se, você pagou em dinheiro para estes produtos e precisa vendê-los. Mas se o seu inventário está no estoque, ele definitivamente não irá gerar melhorias de fluxo de caixa em seu negócio. Se tem dúvidas, tenta pagar seu fornecedor com 500 capas para iPhone, para ver se ele irá concordar.

Por isso é importante considerar a gestão de fluxo de caixa em seu inventário. Ela afeta tanto as vendas (para ditar o quanto você pode vender) quanto às despesas (ditar o que você tem que comprar). Ambos em grande parte determinam a quantidade de dinheiro que você tem na mão. Melhor gestão de estoques leva a uma melhor gestão do fluxo de caixa .

Com um sistema de inventário sólido, você irá saber exatamente quantos produtos você tem, e com base nas vendas, você pode precisar quando você ficará sem produtos. Isso não só garante que você não irá perder vendas (fluxo de caixa crítica), mas também ajuda você a planejar com antecedência as compras de mais produtos, assegurando que você tenha dinheiro para pagar.

By | 2017-11-06T18:10:09+00:00 novembro 6th, 2017|

Datasite is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache