Como evitar problemas com o estoque acumulado

Confira algumas dicas de como controlar seu estoque em excesso e ainda gerar lucro.

Existe uma expressão muito comum na área de gestão de estoque, que é “estoque parado é dinheiro parado” e isso é uma grande verdade, afinal, foi necessário um investimento empregado no estoque que poderia ser destinado em outras áreas da empresa, além do que dependendo do tipo de produto em excesso estocado, sua empresa poderá ter sérios prejuízos com prazos de validades.

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, administra-lo de maneira eficiente pode não ser nada fácil. Existem diversas falhas que são muito comuns nessa área e que prejudica os negócios. Neste post falaremos sobre o estoque parado e de como você poderá controlar melhor seu estoque acumulado e reduzir possíveis prejuízos.

5 dicas para controlar um estoque em excesso e ainda gerar lucro.

1.     Planejamento de compras

É necessário fazer um planejamento antes de realizar compras para que não compre produtos em quantidade desnecessária para sua empresa, isso vale também quando o assunto é produzir materiais. É importante calcular a margem de erro para saber exatamente o quanto você precisa comprar de matéria-prima para desenvolver os seus produtos, uma dica importante também é manter uma base de cálculo sob a produção anteriores, tendo em mente se seu setor é afetado por alguma divergência sazonal.

2.     Gerenciamento de automação de Estoque

Utilizar um software para gerenciar os produtos do estoque é uma estratégia bastante inteligente e até essencial. Um bom sistema, que opera de forma integrada junto aos outros setores de gestão da empresa, garante a atualização constante e menos custos já que os processos de verificação e análise se dão de forma mais rápida.

Um software pode não resolver seus problema de estoque, mas ajudará a verificar informações mais precisas para tomada de decisões, sejam elas de compra, precificação e até mesmo operacionais.

Caso você ainda não tenha nenhum programa para controlar o estoque, é imprescindível verificar esta possibilidade. No começo anote tudo o que for necessário, catalogue todos os produtos que estão parados há algum tempo e assim monte planilhas para saber qual matéria-prima ou produto está sendo inutilizada. A gestão de estoque dentro do depósito é uma das etapas mais importantes do processo de ciclo de vida dos produtos, um item que não vende não gera lucro, pense como implementar um processo informatizado para gerir isto sem problemas.

3.     Movimentação dos Armazéns

Tenha a visão geral do estoque, a movimentação dos armazéns é necessária para que os produtos saiam para as lojas ou para outros fornecedores. Nesta etapa poderemos ver se os produtos acumulados estão prejudicando a logística do seu galpão e se estão sendo armazenados corretamente, pois depósitos muito cheios podem danificar produtos, e dificultar a contagem e separação de produtos trazendo prejuízos para a empresa.

É fundamental ter uma equipe qualificada nesta etapa, pois este é um complemento para os programas que gerenciam a ida e vinda dos itens.

4.    Calcule o quanto você esta gastando com o estoque

Como já falamos anteriormente um estoque parado gera custos. Antes de tomar qualquer atitude, é necessário que você faça um levantamento de quanto de produtos estão acumulados. Após saber quantos produtos você tem parado, você deverá calcular todos os custos de manutenção (incluindo custos de de pessoas e de recursos utilizados) do estoque e do quanto cada produto parado impacta nesse custo. Muitas vezes, vale a pena conceder um desconto melhor para estimular a venda do que manter mercadorias armazenadas. Faça os cálculos antes de definir de quanto será o desconto oferecido.

5.     Planejamento de Promoções

Caso o problema com o estoque acumulado ainda esteja causando prejuízos a seu negócio, é bom desfazê-lo o mais breve possível. Uma boa dica é realizar um planejamento de promoções e ofertas para estimular as vendas, o lucro não será o esperado como no início, mas em compensação poderá evitar que sua empresa fique no prejuízo. Uma boa tática de marketing poderá salvar o seu orçamento atraindo novos clientes, e ainda liberando espaços em seu depósito.

Mesmo com estas dicas o empresário deve ter uma assessoria para gerir o estoque em seus galpões ou armazéns, contar com pessoal qualificado e programas altamente tecnológicos – são etapas fundamentais para conseguir uma gestão eficiente e mais equilibrada.

Seguindo essas dicas, sua empresa poderá ter um controle de estoque mais eficiente, reduzindo perdas, cortando despesas com compras desnecessárias e, assim, aumentando a lucratividade para o seu negócio. Ainda tem alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o assunto? Deixe um comentário aqui abaixo!

2017-10-05T02:03:28+00:00

Datasite is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache